Exame psicotécnico do Detran, por que devo fazê-lo? Como sabemos, dirigir é um ato que exige muita responsabilidade e atenção, porém, algumas pessoas sofrem de algum tipo de desordem que limita os reflexos e o raciocínio rápido, os quais são necessários enquanto se dirige. Então para melhorar a segurança daqueles que querem ser motoristas, esse exame é obrigatoriamente aplicado naqueles que desejam uma carteira de habilitação.

Vamos aprender aqui um pouco mais sobre esse exame.


O que é o exame psicotécnico?

Esse exame consiste em uma “prova”, feita em uma clínica psicológica credenciada pelo Detran. Ela é feita no início do processo de habilitação, de modo a avaliar o perfil de diversas habilidades do potencial motorista. Essas habilidades incluem: a concentração, atenção, memória, tomada de decisões, o raciocínio lógico e entre outras.
Apesar de analisar diversos pontos, ele não é muito longo. Além disso, existem diferentes formas de realizar o teste.
Por exemplo, testes de cálculo são utilizados para verificar a atenção e o raciocínio rápido. Já exercícios com desenhos e figuras geométricas verificam o nível de pensamento lógico e de coordenação motora.


Como ele funciona?

O exame psicotécnico não exige nenhuma preparação prévia. Ao chegar na clínica especializada designada para você pela autoescola, ou pelo Detran, os aplicadores irão explicar o teste. Depois disso, durante o tempo de realização do exame, eles te darão orientações especiais em alguns momentos.
Diferente do que se pensa esse exame não é baseado em respostas certas ou erradas. Isso porque o objetivo é avaliar as condições mentais do aplicante.
Após a conclusão você receberá a informação de que você foi aprovado ou não.



É possível reprovar no exame psicotécnico?


Pode ser considerado “reprovado”, ou inapto, o candidato que, de acordo com o exame, não apresentar boas condições físicas ou mentais para dirigir.
Entretanto, existem aqueles considerados inaptos temporários. Ou seja, quando um aplicante não apresenta o desempenho necessário para dirigir um veículo. Mas, ele tem um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

atendimento
NEL REAL
Olá!
Estamos com o melhor custo e benefícios para você conquistar sua CNH.
Quer tirar sua CNH com desconto? Escreva abaixo.